Avançar para o conteúdo

As algas como um novo
recurso sustentável para Portugal

Resumo

Portugal é um país que apresenta uma grande biodiversidade de algas marinhas. Este recurso natural tem vindo a conquistar a sua importância em diversos sectores. Pela sua facilidade de cultivo, versatilidade e propriedades ambientais e alimentares, as algas são consideradas como um recurso promissor.

Objetivos

Conhecer vários tipos de algas, perceber como se cultivam, apanham, preservam, bem como a aplicabilidade industrial e utilização comercial que têm.

Informação Geral

Destinatários: técnicos, profissionais, empreendedores a atuar ou com interesse no tema.

Horas de contacto: 21 horas

Calendarização: 1 a 24 de abril 2024

Modalidade: B-learning

ECTS: 3

Propina: 300 euros (+ 2€ seguro)

Bolsas PRR: 10 (ver mais)

Idioma: Português

Cofinanciamento

Programa e Dinâmicas de Funcionamento

• Introdução: o que são algas e o que representam como recurso – utilizações tradicionais, atuais e em estudo, em Portugal, Europa e Mundo
  • As algas inseridas no seu ecossistema: serviços dos ecossistemas
  • Obtenção de biomassa: colheita sustentável e os vários sistemas de cultivo
  • Enquadramento da atividade no panorama atual da Bioeconomia Azul e da legislação ambiental e regulamentações principais da atividade.
  • Pratica de identificação dos vários tipos de macroalgas existentes em Portugal com reconhecido potencial para utilização comercial.
  • Pratica de diferentes tipos de cultivo e de apanha de espécies portuguesas

Calendarização

1/04   |   17 às 19h – online
3/04   |   17 às 19h – online
5/04   |   17 às 19h – online
8/04   |   9:30h às 13:30h – Aula de campo/praia
9/04   |   17 às 19h – online
10/04   |   17 às 19h – online
12/04   |   17 às 19h – online
13/04   |   10:00 às 12:00 – Visita a uma aquacultura de macroalgas
24/04   |   17 às 20h online

Bolsas de Incentivo

Ao abrigo do Programa de Formação Impulso Adultos (PRR)** a FCUP disponibiliza, mediante concurso, 10 de Bolsas de Incentivo à Formação no valor individual de 300€

Tem mais de 23 anos? Reside em território nacional e tem interesse neste tema?

Conheça aqui as condições necessárias para se candidatar a uma bolsa de incentivo!

**«Programa de Formação Multidisciplinar da U. Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
Projeto cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

• Trabalho Final

Candidaturas

Até 27 de fevereiro, através do SIGARRA

Formadores

Isabel Sousa Pinto
Professora Departamento de Biologia da
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Diretora Lab. Biodiversidade Costeira do CIIMAR
A. Catarina Guedes
CIIMAR & ISS - Ínclita Seaweed Solutions, SA
Rui Pereira
A4F, Algae for Future
Isabel Costa
Investigadora do CIIMAR
Gonçalo Marinho
Investigador do CIIMAR

Análise e Exploração de Dados em R

Rita Ribeiro, Francesco Renna e Pedro Ferreira

São cada vez mais os profissionais que no seu dia a dia necessitam de analisar e explorar dados em larga escala. A tendência é o domínio de ferramentas informáticas que facilitem esse trabalho. Utilizando as linguagens de programação R e Python, pretende-se que o formando adquira competências relevantes para a sua atividade profissional.

Visualização de Dados

Docente responsável:
Álvaro Figueira

Pretende criar estratégias elegantes e simples para resolver problemas de análise de dados? Realizar tarefas de análise de dados em grandes conjuntos de dados para descobrir visualmente padrões e formular hipóteses? Utilizamos R ou Python para esta formação. Sairá com plena capacidade de responder a estas e muitas outras questões.

Programação em Python

Miguel Areias e Sérgio Crisóstomo

Pretende aprender a programar? Aprofundar conhecimentos em Python ou enveredar por um novo rumo profissional? O Python é uma linguagem atual, versátil e com imenso potencial: tecnologias web, sistemas de informação, ciências de dados, entre muito mais.

Bases de Dados

Eduardo Marques e Michel Ferreira

O objetivo desta formação é dotar de conhecimento que permita a modelação em linguagem SQL das bases de dados, assim como perceber as potencialidades da utilização diária destas ferramentas.

Formulário de Interesse

Este formulário tem o propósito de obter o seu consentimento para a receção de informação relacionada com a oferta formativa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Receberá apenas informação sobre a oferta selecionada.
A Universidade do Porto assegura que os seus dados pessoais não serão transmitidos a terceiros sem o seu prévio consentimento, nem tratados para outras finalidades que não as indicadas.
A informação a recolher neste formulário destina-se exclusivamente ao registo de contactos para efeitos de divulgação da oferta formativa da FCUP, mediante as opções selecionadas.
A informação disponibilizada é armazenada em base de dados da Educação Contínua da FCUP. Os dados pessoais são conservados pelo tempo necessário a prossecução das finalidades para que são recolhidos.
Poderá a qualquer altura solicitar a atualização, retificação ou eliminação dos seus dados pessoais, devendo fazê-lo via e-mail oferta.formativa@fc.up.pt.

Consulte a Política de privacidade da U.Porto